terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rascunho, revisão e leituras: enriquecendo a redação


Ao escrever uma redação é necessário tomar alguns cuidados, como com a revisão. Uma boa coisa a se fazer é rascunhá-la, antes de partir para o definitivo. Reunir as principais ideias em tópicos pode ser uma boa opção. É claro que na hora da prova talvez isso seja impossível, então a dica é pensar, durante a prova, sobre o que você irá escrever. Isso também ajudará a organizar as ideias na hora de montar o texto.
Aí caímos no seguinte tópico, que varia de pessoa para pessoa: Escrever a redação no início ou no final da prova? 

Bem, se no momento em que você por as mãos na prova e ao olhar o tema da redação vierem todas as ideias na cabeça, não pense duas vezes em escrever. Às vezes um bom texto sai numa tacada só. Mas pode ser que você ache melhor seguir a recomendação que eu dei lá em cima, de fazer a prova e, durante o tempo dela, ir ruminando o tema e chegar com as ideias prontas no fim da prova.

Agora voltemos para a revisão: Por que ela é importante?

Além de possibilitar a correção da ortografia, das ideias confusas, ou até mesmo o corte daquilo que você não gostou, às vezes, durante a revisão você pode acrescentar algo que você ia por e esqueceu, ou, ainda, podem aparecer novas ideias que podem acrescentar mais ao seu texto.

Outra coisa importante para uma redação são as leituras que você faz durante o estudo para a prova. É mais do que necessário se manter informado sobre as principais notícias do momento, e sempre procurar ouvir diversas opiniões sobre esses assuntos, pois, querendo ou não, nossa opinião é formada por tudo o que nós lemos ouvimos e filtramos para nós.

Sobre isso, podemos até sugerir discussões, com os amigos, com os professores, ou até mesmo em fóruns de internet, para saber a opinião das outras pessoas. Isso contribui, mesmo que de forma indireta, para o que nós iremos usar em nosso texto.

Só para se ter uma ideia de como discutir em foruns pode ser bom, aqui vão algumas habilidades que podem ser desenvolvidas:
  • Capacidade de argumentação
  • Exercicio de escrita e revisão
  • Desenvolvimento do senso crítico
  • Coleta e filtragem de informações
  • Capacidade de raciocínio
Por isso se fala que para você escrever bem é preciso escrever.  As habilidades só são desenvolvidas quando são praticadas.

0 comentários:

Postar um comentário