segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O escrever na internet


Graças ao avanço tecnológico os meios de comunicação têm se renovado a todo momento. E isso se reflete na comunicação pessoal. Uma notícia que, há séculos demoraria mais de um mês para percorrer um grande caminho, hoje alcança qualquer parte do mundo em questão de segundos.
E não era de se esperar que essa velocidade na comunicação passasse para o processo de escrita. Embora os jovens sejam mais adeptos, não há quem diga que nunca mandou um tweet ou uma mensagem sms usando abreviações como vc, tb, pq, entre outras. E atualmente isso tem se estendido para outras expressões, ao passo que outras novas surgem, transformando a comunicação via internet e criando toda uma nova linguagem.
Abaixo você encontra o trecho de um texto que aborda a questão da influência dessa nova linguagem nas produções textuais dos jovens em idade escolar.



Muito se fala e se censura sobre as formas de escrita adotadas pelos jovens nas vias de comunicação do meio virtual.
Alguns profissionais criticam duramente as abreviações, enfatizando que as mesmas prejudicam as formas cultas da língua, além de caracterizar os adeptos da linguagem como vândalos gramaticais, palavras ditas pelo radialista e apresentador inglês, John Humphrys.
Porém, pesquisas recentes comprovam que crianças e adolescentes que cresceram se comunicando na internet, nas salas de bate papo, enviando e recebendo mensagens de celular, apresentam uma escrita mais desenvolta e rica em detalhes.
Sabe-se que o exercício da escrita leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas, gramaticais e criativas.
Sendo assim, escrever, mesmo que conversando com amigos, é uma forma de expressar melhor suas ideias e exercitar a destreza da escrita de um bom texto.
Nas escolas, a escrita abreviada e em códigos, a que denominamos como internetês, não é mais considerada um problema.
Isso porque as formas gramaticais e cultas da língua não são deixadas de lado. Os professores têm programas a serem cumpridos e exigem dos alunos os conhecimentos necessários, seja durante as aulas, durante as provas ou nas redações. Além disso, o papel social da escola é o de formar sujeitos capazes de se integrar ao mundo.
Já os educandos, garantem que o miguxês (linguagem entre amigos) das salas de bate papo é uma atividade escrita, prazerosa, e revelam suas opiniões:


A seguir mais alguns links sobre o assunto:


E você, o que acha da linguagem na internet? Você acha que ela influencia na escrita formal das pessoas? 

Deixe sua opinião nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário