segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Prova de linguagens aborda a comunicação verbal, sonora, visual

Fonte: Último Segundo


No ultimo sábado, o site Ultimo Segundo postou a noticia título. As vesperas do Enem, que ocorre no próximo fim de semana (3 e 4 de novembro), aparecem dicas de temas de questões que sem dúvida cairão ña prova. Confira:

Chacrinha, o 'Velho Guerreiro', foi um dos principais comunicadores do Brasil. Até a sua morte, em 1988, era um enorme sucesso de público em programas de auditório, no rádio e na TV. Entre vários de seus bordões, um dos que se eternizaram foi "Quem não se comunica, se trumbica".
É justamente da comunicação que trata a primeira competência cobrada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na prova de Linguagens, em geral a mais fácil de resolver e a que cobra mais competências dos alunos: 9. Assim como nas demais competências de Linguagens, a média é de cinco questões sobre esse tema, em cada versão do exame.

E a comunicação, como bem sabia Chacrinha, tem várias formas de apresentação. Além da verbal, utilizada quando escrevemos ou falamos, existe a sonora, quando tocamos um instrumento, escutamos uma música ou sabemos, pelos sons da TV, que o próximo momento de um filme será de perigo, de surpresa ou de terror. E a comunicação visual, quando vemos placas de trânsito, desenhamos, vemos materiais publicitários em grandes cartazes ou quando paqueramos, utilizando a linguagem corporal, aquela pessoa tão interessante.
 
 

Ansiedade pré prova

Última semana de preparação para o Enem, e os nervos estão cada vez mais à flor da pele, afinal de contas estaos falando de uma prova muito importante.

Você sabe o que deve e o quwe não deve fazer nessa semana?

 Vamos às dicas:
  • Durma bem: durante essa semana nada de cometer exageros. Se for revisar algum conteudo, procure não se esforçar demais e, sobretudo, não ir dormir muito tarde. Principalmente na vespera das provas.
  • Programe-se: A prova está marcada para as 13h do horário de Brasilia, portanto, se você está em uma região onde não há horário de verão, as provas começarão às 12h.
  • Local da prova: você deve comparecer ao local com, no mínimo, UMA hora de antecedencia, portanto, pesquise antes o local da prova e, se possivel, visite-o durante esta semana, para conhecer o trajeto e não se perder no dia da prova, e para verificar as condições de transito e analisar se é necessario traçar uma rota diferente.
  • Atenção com os documentos: é muito importante, também, preparar os documentos que deverão ser levados no dia da prova: o cartão de confirmaçao e um documento de identificação com foto, de preferência a cédula de identidade. Tendo esse tipo de atenção, você estará salvo de algum transtorno, ou até mesmo de não poder fazer a prova. Por isso, atenção redobrada!
  • Aproveite o tempo da prova: se estiver com dificuldade para resolver alguma questão, pule para aquela que você tem mais facilidade. Quanto menos tempo você gastar respondendo as que achar mais fácil, mais tempo terá para responder as qu são mais dificeis. A atenção também deve ser redobrada no tempo gasto para preencher o cartão de respostas e para escrever a redação. Aqui demos dicas do que você pode fazer ao escrever a sua redação.
  • Controle a ansiedade: uma boa maneira de controlar a ansiedade é fazer atividades que não tenham relações com estudos. Isso desestressa a mente e te deixa mais tranquilo para enfrentar os dois dias de prova.
Tem mais alguma dica para quem vai fazer o Enem nesse fim de semana? Deixe-a nos comentários e nós selecionaremos algumas delas para colocar aqui no blog!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Saiba quais instituições utilizarão a nota do Enem

 
Se você vai fazer o Enem esse ano, boa notícia: já é possivel saber quais instituições irão utilizar a nota. A lista não é oficial, mas a Empresa Brasil de Comunicação fez um levantamento para que os estudantes tenham uma ideia de quais são essas instituições e ja irem se preparando para ingressar nas que deseja. Veja a notócia do site Último Segundo:
 
A nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se realizará daqui a um mês (nos dias 3 e 4 de novembro), poderá ser utilizada para ingressar em pelo menos 115 instituições de ensino superior. Os mais de 5 milhões de candidatos que prestarão as provas concorrerão a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou usarão as notas diretamente nas universidades.
 
Embora o site da seleção só seja divulgado depois do exame, um levantamento publicado pelo site da Empresa Brasil de Comunicação mostra como as universidades usarão as notas do Enem. Confira por Estado:
 
 

Uma ajudinha na revisão para o Enem

A pouco mais de uma semana da realização das provas do Enem 2012 ainda dá tempo de recuperar os conteúdos, principalmente se você estudou bastante para a prova desde o começo do ano e já esqueceu algumas coisas.

Pensando em ajudar esses alunos a Globo Nordeste realizou, no úkltimo domingo (21) O Contagem Regressiva, que nada mais é do que um aulão para revisar todo esse conteúdo para o Enem e o Vestibular.

Como é um projeto local, o site G1 Educação resolveu disponibilizar os videos de cada uma das disciplinas para que os estudantes de todo o brasil taqmbém itvessem acesso a esse conteúdo. E o que é melhor: disponibilizou, junto, um arquivo em pdf com o conteúdo de cada aula. Assim, você pode salvar o arquivo e acessar de qualquer dispositivo que tenha um leitor de pdf, ou se preferir, pode imprimi-los.

Ficou curioso? Então não perca tempo e acesse: Assista aos vídeos do Contagem Regressiva, realizado neste domingo

Boa sorte!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Raciocínio Logico: Cubis 2


A gente já disse aqui que existem diversos jogos que ajudam no raciocinio lógico. Pode não parecer, mas os chamados Puzzle, são jogos que fazem você quebrar a cabeça e você não quer parar de jogar enquanto não conseguir resolver o segredo para avançar no jogo.

E é justamente por isso que eles ajudam n raciocinio lógico.

Na semana passada trouxemos o jogo Sudoku. Hoje trazemos outro jogo: Cubis 2.

Esse jogo consiste em remover o número de cubos pedido em cada fase em menor tempo. Quanto menos tempo você levar para remover o numero de cubos pedido, mais pontos você faz. Mas não pense que é tão simples.

Clique aqui para jogar:

Enem 2012: Redação


Hoje trazemos mais dicas de redação, novamente do G1 Educação, que tem dado dicas bacanas sobre o exame.

Neste texto você saberá como aumentar as chances de tirar uma boa nota de redação, quais são as ompetências exigidas pelo MEC e quais as datas de divulgação do gabarito e dos resultados das provas.

Importante lembrar que esse ano o sistema de correção das redações muda: entre outras mudanças, a redação será corrigida por dois corretores e nenhum deles terá acesso à nota atribuida pelo ourto corretor. Além disso, as notas finais serão tiradas pelas notas de cada competencia avaliada dentro da redação (ao todo cinco)

Para conecer todas as mudanças e verificar as dicas e os videos sobre as redações para o Enem 2012 acesse o link: Veja dicas para a prova de redação do Enem


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Enem 2012: Português


Fonte: G1 Educação

Ontem publicamos aqui um texto sobre uma lista de possiveis temas de matemática sugerida pelo G1.

Hoje voltamos com outra lista, dessa vez com possiveis temas da prova de linguagens.

O esquema é o mesmo: 10 videos com os temas e mais algumas dicas de professores sobre alguns assuntos mais específicos.

Além dessas duas temos outras, que podem ser acessadas no link das dicas da prova de linguagens (Veja 10 temas que podem cair na prova de linguagens do Enem), e que também colocaremos a seguir: posiveis temas para as provas de ciências humanas e de ciências da natureza.

E você, já está preparado para enfrentar o Enem?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Enem 2012: Matemática


O site G1 disponibilizou uma lista com 10 temas de matemática que podem cair no Enem esse ano.

O interessante é que, além de ver quais são os possiveis temas, o aluno pode conferir um video sobre cada um deles.

Ao final da materia, ainda temos dicas de professores sobre a prova, como: qual é a composição do Enem de matemática e quais os conteúdos cobrados nessa prova.

Uma excelente dica para quem quer dar uma revisada rápida e para quem vai fazer a prova e ainda está inseguro quanto ao conteúdo a ser estudado.

A lista pode ser acessada através do link: Veja 10 temas que podem cair na prova de matemática do Enem.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

12 dicas para aprimorar a leitura


Se você vai passar o fim de semana lendo, ou já está lendo há um bom tempo para as provas dos vestibulares, saiba que existem algumas dicas para que você melhorar o hábito da leitura. Pode ser que você esteja lendo porque precisa mas não vê utilidade ou até mesmo não gosta desta atividade, porque demanda muito tempo de concentração.

Mas, então, como transformar o hábito da leitura em algo prazeroso? Pode parecer estranho, mas as dicas dadas a seguir influenciam sim, nesse processo.

Aqui mostraremos três, mas você pode acessar as demais no link abaixo. Recomendamos que você também clique nos links disponibilizados no texto integral do link disponibilizado.

  • Em primeiro lugar, busque o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores. Descubra como ter a leitura como objetivo e manter o seu prazer.
  • Tenha sempre um livro consigo: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado. Atenção: não vá se tornar uma pessoa anti-social. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar.
  • Cuide de seus olhos: a não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use. Fique bem informado sobre seus olhos.
Veja as demais dicas aqui.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

15 filmes que podem ajudar nos estudos

Nos dias atuais as midias estão se integrando cada vez mais, e isso tem se extendido tmbém á area do conhecimento, que, podemos dizer, é uma das mais beneficiadas, senão a mais meneficiada, pelas novas tecnologias.

Qualquer coisa que você deseja saber está a um clique de distância e isso pode ser aprofundado de acordo com a vontade de aprender da pessoa. Mas não podemos desmerecer também os ivros, que embora sejam mais difícil de se realizar uma pesquisa, ainda possuem um crédito maior do que a internet, no que diz respeito à veracidade das informações.

Mas não são só os livros e a internet que ajudam na hora de estudar. Existem outros recursos da mídia que podem auxiliar, e talvez até transformar essa aprendizagem em uma forma mais fácil e prazerosa, e um deles é o gênero cinematográfico.


Pensando em ajudar aos alunos em periodo de vestibular e Enem, o site Uol Educação reuniu uma lista com 15 filmes, que vão de documentários a animações, que podem te ajudar nos estudos.

Para conferir a lista clique neste link.

E você tem alguma indicação? Conte-nos nos comentários.

Raciocinio Lógico: Sudoku

Já dissemos aqui que existem varios jogos que ajudam a eercitar e melhorar o raciocínio lógico.

A partir de hoje começamos a trazer jogos que, em diversos graus de dificuldade ajudam a melhorar o raciocínio logico, e começamos com o popular jogo Sudoku.

O jogo consiste em completar os quadrados em branco com numeros de 1 a 9 sem repetí-los em nenhuma linha e nem em cada um dos grupos de 9 quadrados. Alguns números já aparecem marcados dentro da tabela, e quanto mais dificil o jogo for, menos números aparecem.



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dez dicas para se preparar para o Enem

Falta menos de um mês para as provas do Enem, e quanto mais próximas as provas ficam, vai auentando aquela sensação de ansiedade, aquele frio na barriga, e você fica nervoso se vai dar tudo certo ou se você vai fazer alguma coisa errada na hora da prova.

Mas não precisa entrar em desespero. Aluno preparado é aluno tranquilo, e a gente já falou antes sobre isso e demos algumas dicas. Pra quem perdeu, recomendamos que consulte nossas dicas para o Enem 2012, a importancia de revisar, rascunhar e ler para preparar a sua redação e algumas dicas para exercitar o raciocícnio lógico.

Para hoje preparamos mais algumas dicas,  que podem parecer repetitivas, mas que é sempre importante de se lembrar.

A dica abaixo  aparece junto com as outras nove no site G1 Educação, e você pode acessar todas elas clicando aqui.

Leia muito
"As questões do Enem são elaboradas para avaliar as competências e as habilidades dos candidatos. Ele deve priorizar, para fazer uma boa prova, a leitura. Não uma leitura passiva, em que não se exercita a reflexão, mas uma leitura observadora, atenta, investigativa, que provoque questionamentos ao texto e à vida. Aquele que se habitua a refletir sobre o que lê, busca no texto as respostas para os questionamentos feitos e, quando não consegue se satisfazer, produz suas inferências e cresce intelectualmente com isso. O Enem busca o leitor que conhece o mundo que o cerca, seja pela vivência, seja pelo texto; o que reflete sobre o que vê ou lê e o que busca soluções para o que vive, ou seja, uma pessoa ativa e atuante diante do mundo."
> Rita Bezerra, professora do Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro
"É um mês para pegar e se atualizar mais do que nunca, melhor ler revistas e jornais. Internet e TV desviam mais o foco"
> Paulo Lima, coordenador do CPV Vestibulares, São Paulo


Fonte: G1 Educação

Propostas de mudanças na Educação Brasileira

 
Duas notícias sobre educação têm chamado a atenção desde ontem, e são de propostas que irão beneficiar, a longo prazo, a educação brasileira e os profissionais da área.
 
A primeira diz respeito a aprovação da meta de investir 10% do PIB na educação. Há alguns meses isso vem sendo discutido, tendo recebido o apoio de muitas pessoas, não só da area da educação, mas de toda a população em geral. A proposta foi aprovada na tarde de ontem pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e foi encaminhada para o Senado, de onde, se aprovada, será encaminhada para a sanção da presidente.
 
A notícia completa você vê aqui.
 
A outra noticia diz respeito ao numero de alunos na sala de aula. A proposta, aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e que foi encaminhada para análise da Cãmara dos Deputados, propõe uma alteração à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estabelecendo que o numero de alunos por sala será de 25 para a pré escola e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental, e 35 para os demias anos e para o Ensino Médio. A medida visa otimizar o trabalho do professor, para que este consiga ter um acompanhamneto mais eficaz do desenvolvimento do aluno.
 
Você pode acessar a notícia completa clicando aqui.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

4 razões para se fazer o ENEM

Via Universia

Em 2009 o Enem ganhou um peso maior, pois passou a ser utilizado por diversas universidades publicas como critério de seleção ou desempate, e tambem como parte da nota necessaria para se ingressar na instituição.

Graças a isso o numero de alunos que optam por realizar as provas aumenta cada vez mais. Hje existem 4 motivos para se fazer o Enem, que inicialmente era apenas uma provapara avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Medio.

Importante lembrar que o Enem não é obrigatório, mas pode ajudar, e muito, o aluno que quer ingressar numa instituição de ensino superior. Veja porque:


  1. Através do Enem o aluno pode se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do governo federal que seleciona estudantes para universidades federais, estaduais e institutos de educação
  2. Pode inscrever-se no Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior
  3. Solicitar auxílio do Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies) para pagar os estudos em universidades privadas
  4. E pode candidatar-se a uma das bolsas oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que até 2014 pretende financiar o intercâmbio acadêmico de 100.000 universitários
     
E você que vai fazer o Enem, vai tentar alguma dessas opções ou vai ficar de fora?

Dicas de Redação


Já demos dicas de redação, mas sempre é bom voltarmos ao tema, pois cada vez que se pesquisa sobre o assunto, mais coisas interessantes e relevantes encontramos.

Dessa vez trazemos algumas dicas de outros sites, que você pode conferir na integra clicando nos links disponibilizados no fim este texto. Boa sorte!

Dica 1 - Grafia e estética: Ao fazer uma redação é importante se preocupar com a forma como você escreve as palavras. Você tem livre esolha para escolher se vai usar letra bastão ou cursiva, embora esta seja mais recomendada que aquela por ter mais chances de ser compreendida. Mas caso você opte pela primeira, é necessário lembrar algumas coisas:

- Nada de n parecido com r;
- Nada de s parecido com j;
- Nada de j com cara de s ou vice-versa;
- Nada de y com cara de g e vice-versa;
- Nada de m com cara de n;
- Nada de sc com cara de x e vice-versa;
- Nada de t com cara de f;
- Nada de bolinha nos is;
- Nada de letra maiúscula onde deveria ser minúscula exceto se a norma pedir;
- Nada de rr com cara de m ou vice-versa.

É preciso dizer também que o aluno deve escrever com calma. A pressa ode prejudicar a letra e tudo virar um garrancho ilegível. Nada de escrever devagar também, pois isso pode tomar o tempo total que se dispõe para a redação.

Dica 2 - Mesmo que você respeite o tema, evite fazer circunlóquios e circunvoluções em torno dele. Isso, na área de correção de provas, tem nome: “encheção de lingüiça”, pecado também penalizado. Em outras palavras, seja objetivo sem jamais perder o tema de vista.

Dica 3 -  Nas provas e concursos, costuma-se determinar o número total ou mínimo de linhas a serem escritas. É conveniente respeitar esses parâmetros. Não recorra ao estratagema infantil – ao mesmo tempo inútil – de aumentar o tamanho da letra para conseguir volume de texto. O prof. Paulo Hernandes é do ramo e sabe que esse expediente geralmente não funciona.

Dica 4 - Também temos algumas dicas bem humoradas, e, não por isso inuteis, e que devemser levadas em conta na hora de redigir:
  • Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
  • não esqueça as maiúsculas no início das frases.
  • Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
  • Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
  • Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
  • Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação
  • Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas
Textos na íntegra:

Dicas de Redação
Algumas dicas de redação
30 DICAS PARA ESCREVER BEM 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Enem: Local de prova e Cartão de Confirmação

A partir desta quarta (10) os alunos já poderão consultar o local da prova do Enem pelo site. PAra ter acesso à informação, basta entrar no site do Enem e digitar CPF e a senha cadastrada, e lá o aluno terá acesso ao cartão de confirmação, que também começa a ser enviado a apartir de amanhã.

Caso o Aluno não oreceba a tempo, deve imprimir e levar no dia da prova, lembrado que este deve ser apresentado junto a um documento de indentificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira de Habilitação).

A notícia é do portal R7 e possui também um infográfico com informações detalhadas sobre a prova. Para ler a notícia na íntegra, acesse o link abaixo:

Locais de prova do Enem podem ser consultados a partir de amanhã

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Desânimo causado pelas escolas?

Na ultima terça-feira (02/10/2012) deu no Uol Educação, a seguinte notícia:

Clique aqui para ver a notícia completa
 É de se pensar que, se a escola não tem estado atraente para os jovens, não seria hora de, esses mesmos jovens, ao invés de desistir da escola, tentar mudar esse quadro e lutar por melhorias no ensino?

Leia a notícia e depposi volte ao post para deixar sua opinião nos comentários.

Utilização das notas do Enem pelas instituições publicas

Como já deissemos anteriormente, o Enem é um exame de escala nacional de grande importÂncia, pois muitas universidades utilizam a prova (ou a media do aluno na prova) como parte ou unico modo de entrar em uma universidade pública.

Devido a isso, há grande adesão dos alunos do ensino médio ao exame, pois a possibilidade de ingressar numa universidade acaba sendo aumentada.

Pensando nisso , algumas instituições já estão divulgando o percentual da nota da prova que utilizarão.

A notícia (e a lista), vêm do site Último Segundo, e você pode conferir acessando o link abaixo:
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/enem/2012-10-03/nota-do-enem-sera-usada-por-mais-de-cem-instituicoes.html

E você, já sabe em qual curso e instituição pretende ingressar?

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exercitando o raciocinio lógico


Ontem demos, aqui, dicas de interpretação das questões formuladas pelo Enem e pelos vestibulares.

Hoje nós voltamos com questões que pretendem mexer com o raciocinio lógico matemático.

E o que elas tem em comum com o nosso texto? TUDO.

As dicas que nós demos são, também, para raciocinio lógico. E, como já foi dito, quanto menos tempo você gastar numa questão que parece dificil, mais tempo você terá para resolver as que reaalmente são dificeis. E talvez ainda sobre bastante tempo para fazer a redação, se você optar por fazê-la no fim da prova.

Então, que tal por em prática as dicas que já demos e ainda exercitar o raciocínio lógico?

Questões, com gabarito no final, neste link.

Bons estudos!

Tutor Universitário - Inscrições

Já estão abertas as inscrições ao projeto Tutor Universitário.

Inscreva-se no link abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGtpbHF3TS1OOG1PUFh4RE9Bb01LTEE6MQ

Conheça o projeto:
http://www.tutoruniversitario.abmes.org.br/

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rascunho, revisão e leituras: enriquecendo a redação


Ao escrever uma redação é necessário tomar alguns cuidados, como com a revisão. Uma boa coisa a se fazer é rascunhá-la, antes de partir para o definitivo. Reunir as principais ideias em tópicos pode ser uma boa opção. É claro que na hora da prova talvez isso seja impossível, então a dica é pensar, durante a prova, sobre o que você irá escrever. Isso também ajudará a organizar as ideias na hora de montar o texto.
Aí caímos no seguinte tópico, que varia de pessoa para pessoa: Escrever a redação no início ou no final da prova? 

Bem, se no momento em que você por as mãos na prova e ao olhar o tema da redação vierem todas as ideias na cabeça, não pense duas vezes em escrever. Às vezes um bom texto sai numa tacada só. Mas pode ser que você ache melhor seguir a recomendação que eu dei lá em cima, de fazer a prova e, durante o tempo dela, ir ruminando o tema e chegar com as ideias prontas no fim da prova.

Agora voltemos para a revisão: Por que ela é importante?

Além de possibilitar a correção da ortografia, das ideias confusas, ou até mesmo o corte daquilo que você não gostou, às vezes, durante a revisão você pode acrescentar algo que você ia por e esqueceu, ou, ainda, podem aparecer novas ideias que podem acrescentar mais ao seu texto.

Outra coisa importante para uma redação são as leituras que você faz durante o estudo para a prova. É mais do que necessário se manter informado sobre as principais notícias do momento, e sempre procurar ouvir diversas opiniões sobre esses assuntos, pois, querendo ou não, nossa opinião é formada por tudo o que nós lemos ouvimos e filtramos para nós.

Sobre isso, podemos até sugerir discussões, com os amigos, com os professores, ou até mesmo em fóruns de internet, para saber a opinião das outras pessoas. Isso contribui, mesmo que de forma indireta, para o que nós iremos usar em nosso texto.

Só para se ter uma ideia de como discutir em foruns pode ser bom, aqui vão algumas habilidades que podem ser desenvolvidas:
  • Capacidade de argumentação
  • Exercicio de escrita e revisão
  • Desenvolvimento do senso crítico
  • Coleta e filtragem de informações
  • Capacidade de raciocínio
Por isso se fala que para você escrever bem é preciso escrever.  As habilidades só são desenvolvidas quando são praticadas.

Dicas para o ENEM 2012

Quando vai chegando perto das datas da prova os alunos começam a ficar desesperados, dado o grau de importancia do ENEM, já que ele serve para ingressar nas federais pelo SiSU, às vezes até como prova única, e para ingressar nas particulares através do ProUni.

O que fazer quando bater esse desespero?

A dica é manter a calma, pois, apesar de não parecer, o ENEM não é tão complicado assim. Existem alguns macetes para se dar bem na prova.

Primeiro: manter-se informado sobre o que pode cair na prova.
A internet não está aí à toa. Vale pesquisar até a última página do Google para tentar descobrir os assuntos que podem cair na prova, em todas as áreas. E estudar elas, é claro.

Segundo: exercitar a leitura e, principalmente, a interpretação. 
Isso pode ser feito com provas anteriores. Um primeiro passo é ler a questão sem ler o texto que a acompanha. Se der pra responder, vai fundo, pois isso diminui o tempo que você demoraria para respondê-la, e você pode usar esse tempo para responder uma questão mais dificil. Um segundo passo é prestar a atenção no texto, gráfico ou mapa, e nas alternativas disponiveis. Sempre tem uma ou duas que são absurdas e que podem ser descartadas. Vale também dizer que alternativas que generalizam tendem a estar erradas. Procure focar-se nas alternativas mais abertas.

Terceiro: não foque só nos estudos. 
Estudar ajuda, é claro, a passar na prova. Mas cuidado para não ficar bitolado de tanto estudar. Saia com os amigos, namore, pratique atividades fisicas ou outras atividades que exercitem o cérebro que não estejam relacionadas ao estudo, como, por exemplo, jogar video-game, jogos de tabuleiro e resolver cruzadinhas, entre outros.

Essas são algumas dicas que muitos professores costumam dar, mas elas não valem só para o ENEM, e sim para qualquer outra prova de vestibular ou concurso. Talvez você até já tenha lido isso em algum lugar, mas o importante é sempre lembrar delas.

E manter a calma na hora da prova.

Abaixo temos alguns links úteis para você que fará o ENEM em 2012:

50 Links essenciais para o Enem 2012
Mapeamos o Enem: De 98 a 2011, confira a análise dos temas das redações do Enem
Dicas para acertar a alternativa certa na hora da dúvida

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Desenvolvendo o Raciocínio Lógico

Muitas pessoas podem apresentar dificuldades quando o assunto é raciocínio lógico. Não há que se envergonhar disso, mas existem formas de desenvolver e até melhorar o raciocínio lógico, através de jogos como tetris, sudoku, cruzadinhas, além de outras atividades.

O site Explicaki nos dá seis dicas para desenvolver e melhorar  o raciocínio lógico. Veja elas a seguir:



  1. Ler e escrever: a leitura melhora a capacidade da mente para compreender muitas coisas, além de encorajar seu cérebro a pensar de forma crítica. A leitura de livros que você nunca leu antes, de jornais, revistas, periódicos ou outros gêneros faz com que seu QI aumente. Tome cuidado para não ler um livro que não esteja no seu nível e faça você perder o gosto pela leitura. Além disso, não leia algo demasiado fácil. A escrita também é uma forma e desenvolver o raciocínio lógico e um bom exercício é tentar escrever com a mão oposta, fazendo a outra parte do seu cérebro funcionar.
  2. Jogos de estratégia: não importa se é um jogo de tabuleiro, como o xadrez, ou jogos de videogame, um jogo de estratégia sempre irá ajudar você a melhorar seu raciocínio lógico. Os jogos são uma ótima maneira de estimular o cérebro e jogos simples como o jogo da memória faz parte desta lista. Escolher jogos que você nunca jogou antes também é uma ótima dica. Além disso, as cruzadinhas, os jogos de sudoku e os puzzles são ótimos.
  3. Ouvir música erudita: estudos afirmam que ouvir música erudita (música clássica) faz com que o seu cérebro melhore em curto prazo. Ouvir músicas de Mozart antes de uma prova, por exemplo, melhora o desempenho. Fazendo isso sempre, seu raciocínio lógico irá melhorar cada vez mais.
  4. Ter uma boa alimentação: não adianta estudar, fazer testes de QI ou ouvir música clássica se você não tiver uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas e legumes. Muitas propriedades presentes nos alimentos ajudam o cérebro a trabalhar melhor e a desenvolver o lado lógico. Por isso, não deixe de se alimentar bem e, se necessário, consulte um nutricionista.
  5. Praticar exercícios: os exercícios aqui não são os de matemática, mas os exercícios físicos. Praticar esportes faz com que aumente o fluxo sanguíneo para o cérebro, fazendo com que os resultados sejam positivos em se falando de pensamento, raciocínio ou memória. Por isso, escolha um esporte e comece a praticar.
  6. Cuidados necessários: um dos erros de alguns iniciantes é pensar que estudar de forma exagerada desenvolve o raciocínio lógico. Porém, isso pode trazer problemas inesperados. Você deve estabelecer um bom horário de estudo, para que sua alimentação e suas horas de sono não sejam prejudicadas. Virar a noite estudando não é uma boa ideia. Além disso, não exagere nos jogos. Jogar desenvolve sim o raciocínio lógico, mas de forma exagerada pode desenvolver vícios e acabar não ajudando no que é necessário. Portanto, estabeleça metas e horários, para que tudo seja organizado.
Fonte Explicaki

Clique aqui para acessar jogos de raciocínio lógico.

Você tem uma boa dica, que pode complementar as dicas dadas, para desenvolver e melhorar o Raciocínio Lógico? Deixe-nos saber colocando-as nos comentários.

O escrever na internet


Graças ao avanço tecnológico os meios de comunicação têm se renovado a todo momento. E isso se reflete na comunicação pessoal. Uma notícia que, há séculos demoraria mais de um mês para percorrer um grande caminho, hoje alcança qualquer parte do mundo em questão de segundos.
E não era de se esperar que essa velocidade na comunicação passasse para o processo de escrita. Embora os jovens sejam mais adeptos, não há quem diga que nunca mandou um tweet ou uma mensagem sms usando abreviações como vc, tb, pq, entre outras. E atualmente isso tem se estendido para outras expressões, ao passo que outras novas surgem, transformando a comunicação via internet e criando toda uma nova linguagem.
Abaixo você encontra o trecho de um texto que aborda a questão da influência dessa nova linguagem nas produções textuais dos jovens em idade escolar.



Muito se fala e se censura sobre as formas de escrita adotadas pelos jovens nas vias de comunicação do meio virtual.
Alguns profissionais criticam duramente as abreviações, enfatizando que as mesmas prejudicam as formas cultas da língua, além de caracterizar os adeptos da linguagem como vândalos gramaticais, palavras ditas pelo radialista e apresentador inglês, John Humphrys.
Porém, pesquisas recentes comprovam que crianças e adolescentes que cresceram se comunicando na internet, nas salas de bate papo, enviando e recebendo mensagens de celular, apresentam uma escrita mais desenvolta e rica em detalhes.
Sabe-se que o exercício da escrita leva o sujeito a desenvolver melhor suas habilidades ortográficas, gramaticais e criativas.
Sendo assim, escrever, mesmo que conversando com amigos, é uma forma de expressar melhor suas ideias e exercitar a destreza da escrita de um bom texto.
Nas escolas, a escrita abreviada e em códigos, a que denominamos como internetês, não é mais considerada um problema.
Isso porque as formas gramaticais e cultas da língua não são deixadas de lado. Os professores têm programas a serem cumpridos e exigem dos alunos os conhecimentos necessários, seja durante as aulas, durante as provas ou nas redações. Além disso, o papel social da escola é o de formar sujeitos capazes de se integrar ao mundo.
Já os educandos, garantem que o miguxês (linguagem entre amigos) das salas de bate papo é uma atividade escrita, prazerosa, e revelam suas opiniões:


A seguir mais alguns links sobre o assunto:


E você, o que acha da linguagem na internet? Você acha que ela influencia na escrita formal das pessoas? 

Deixe sua opinião nos comentários.